Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Dos Reis
30 septembre 2007

BWIN Liga 07-08 - 6 jornada - FC Porto 2-0 Boavista FC

Competência volta aos pés de Lisandro

Voltou o FC Porto competente, como queria Jesualdo, mas não foi coisa que tenha durado muito. Aguentou-se assim, firme e decidido, até ao primeiro golo, sem evitar depois um sono profundo que foi dando ao adversário a ilusão de crescimento, esvaziada a pontapé pelo único homem que não dorme: Lisandro. Esta vitória tem a cara dele, por ter sido capaz de combater a tentação de se satisfazer com uma vantagem magra e que só não se tornou mais perigosa porque o Boavista acha que o futebol de ataque se esgota nos lances de bola parada. Ou melhor: só conseguiu chegar à baliza dessa forma, em livres e cantos, o que ajuda a perceber que só tenha um golo em seis jornadas. Poupando nos adjectivos, ao FC Porto resta o consolo dos números, devidamente traduzidos numa liderança reforçada. Afinal, antes mesmo de ganharem este jogo, os portistas já tinham pontuado em Lisboa.

Novamente a Norte, registe-se o óbvio no arranque: as entradas de Helton, Cech e Stepanov não comprometeram o equilíbrio de que Jesualdo não abdica. Do outro lado, Jaime Pacheco preferiu equilibrar-se mais atrás - prescindiu de Bangoura, dando como perdida a luta corpo a corpo com Bruno Alves e Stepanov, e elegeu Paulo Assunção como centro dos problemas. Assim se explica que, num dia de chuva, Edgar lhe tenha feito sombra de forma demasiado óbvia para passar despercebida. Se a opção tivesse dado certo, estaria garantido um ataque aos alicerces onde assenta parte da segurança portista. Mas não resultou. O FC Porto conseguiu chegar-se à frente como de costume e, nos livres, Carlos foi generoso com Lisandro. O argentino perdeu a primeira oferta, mas aproveitou a segunda, deixando o Boavista afundado numa insegurança típica de quem percebe não ter resposta para o veneno dos outros. Zé Kalanga, Mateus e Edgar limitavam-se a fazer número, sobre a linha do meio-campo, sem força para engolir os metros de relvado que os separavam da baliza de Helton.

À falta de perigo real para se entreter, o FC Porto decidiu relaxar. Bem cedo. Jesualdo percebeu o perigo e tratou de lançar Leandro Lima para espevitar o jogo, mas não adiantou muito. Já com Bangoura e sobretudo com Jorge Ribeiro a encurtar distâncias, o Boavista foi cumprimentando Helton, e enervava o público. Por arrastamento, os portistas mostravam-se mais intraquilos. Excepto Lisandro, numa omnipresença notável. O argentino andava em todo o lado, sem deixar de estar onde lhe competia, na área, para marcar o segundo golo e o ponto final definitivo no assunto.

FC Porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Stepanov, Marek Cech; Raul Meireles (Adriano 77'), Lucho Gonzalez (Bolatti 77'), Paulo Assunção; Sektioui (Leandro Lima 46'), Quaresma e Lisandro Lopez

Golos: Lisandro Lopez (15', 75')

www.ojogo.pt

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Publicité