Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Dos Reis
1 octobre 2007

Morreu o nosso Barrigana - Até sempre campeão !

Frederico Barrigana, antigo guarda-redes do nosso FC Porto, faleceu este sábado (dia 29), aos 85 anos, no Hospital de Águeda, na sequência de vários problemas pulmonares.

Os interessados em marcar presença no funeral deste ilustre jogador do FC Porto (que faz parte da galeria dos maiores jogadores do clube, no Portal dos Dragões), ficam a saber que o corpo vai ficar em câmara ardente na igreja de Barrô, Águeda, de onde sairá o funeral marcado para terça-feira, dia 2 de Outubro.
Conhecido como «Mãos de Ferro», epíteto que lhe foi dado por um jornalista francês após um jogo da Selecção Nacional, Barrigana nasceu em 28 de Abril de 1922, em Alcochete.

Iniciou a sua carreira nos Unidos do Montijo, passou pelo Sporting até rumar ao FC Porto, onde esteve dos 21 anos até terminar a sua carreira.

No FC Porto tornou-se rapidamente titular e cinco épocas depois acabou por ser chamado também à Selecção Nacional, onde jogou 12 vezes.

É considerado como um dos maiores guarda-redes de sempre do país e do FC Porto, apesar dos seus 14 anos de carreira no FC Porto coincidirem com um período de penúria de títulos para o clube. Só Vítor Baía jogou mais vezes pelo FC Porto do que o Frederico Barrigana.

Depois de sair para o FC Porto jogou ainda no Salgueiros, que ajudou a regressar à primeira divisão. Depois encerrou a carreira de atleta e tornou-se treinador da formação de Paranhos. Passou ainda pela Desp. Chaves e pelo Académico de Viseu, antes de se retirar do futebol. Ultimamente vivia perto de Águeda, com uma pensão da Segurança Social e um subsídio de gratidão do FC Porto.

O Portal dos Dragões endereça sentidos votos de condolências à família enlutada e a todos os seus amigos.

Até sempre campeão!

www.fcporto.ws

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Publicité